Esta formação pretende que, no final, os formandos estejam consciencializados da necessidade do exercício de uma comunicação pública clara e assertiva, direcionada para a construção social da imagem do profissional de saúde assente em princípios de afirmação e reconhecimento profissional.
Especificamente a formação pretende:
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Discutir a importância da comunicação pública profissional;
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Identificar as estratégias de comunicação adaptadas ao público alvo;
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Reconhecer a necessidade de vestir a pele da profissão em toda a Comunicação Pública;
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Saber utilizar uma Comunicação eficaz e eficiente;
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Escrever mensagens, em todos os meios, de modo a ser profissionalmente compreendido;
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Compreender a importância das regras protocolares em geral e das organizações de Saúde em particular;
- Saber utilizar as regras protocolares em geral e das organizações de Saúde em particular;
Público-alvo: Profissionais de saúde, especialmente aqueles que por via de funções de gestão que desempenhem tenham necessidade de desenvolver competências nesta área.
Vagas: Mínimo 15 - Máximo 25
ECTS: 2
17h online + 6h presenciais (Módulo VI)
Preço: 200€ (condições especiais aplicadas a parceiros e antigos alunos)
Datas
Módulos online: 13, 14, 20, 21 e 28 de junho
Módulo presencial: 1 de julho
Modo de formação |
1ª semana |
2ª semana |
3ª semana |
Online síncrono |
3ª e 4ª feira das 17:00 às 20:30 |
3ª e 4ª feiras das 17:00 às 20:30 |
4ª feira das 17:00 às 20:30 |
Presencial |
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Sábado das 09:30 às 17:00 |
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
Módulos |
Horas Totais |
Módulo I - O valor formal da comunicação informal na afirmação do profissional de saúde
O valor formal da comunicação informal na afirmação do profissional de saúde
1. A profissão na pele do profissional da saúde;
2. A imagem pública e a construção comunicacional e afirmação do poder profissional;
3. Para além da Comunicação formal do profissional da saúde – o informal é formal;
4. A afirmação do profissional através da Comunicação;
5.Comunicar a profissão permanentemente;
6. Casos práticos e exercícios.
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3,5 |
Módulo II - Uso das Novas Tecnologias de Comunicação
Uso das Novas Tecnologias de Comunicação
7. A especificidade comunicacional nos Self Media;
8. Mitos da Comunicação pública pelo profissional;
9. Efeitos da assertividade, passividade e agressividade;
10. “Falar e escrever claro” para ser entendido e evitar mal entendidos;
11. Casos práticos.
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3,5 |
Módulo III - Colocar a imagem e o poder da profissão em cena pública
Colocar a imagem e o poder da profissão em cena pública
12. Uma nova atitude profissional na Comunicação Pública;
13. A orientação comunicacional para o cidadão comum;
14. O bem comum como objeto do discurso da saúde;
15. Práticas de Comunicação eficaz nas Redes Sociais Digitais;
16. Impacto da mudança de atitude na Comunicação Profissional;
17. Exercícios práticos.
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3,5 |
Módulo IV - Imagem, comportamento e atitude do professional de saúde
Imagem, comportamento e atitude do profissional de saúde
18. Apresentação visual e vestuário;
19. A conduta adequada de um profissional de saúde na vida quotidiana:
19.1. Pontualidade;
19.2. Cortesia;
19.3. Conversar em diversas situações;
19.4. Estar em eventos de âmbito profissional, em espetáculos, em exposições; em eventos desportivos; em viagens profissionais.
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Módulo V - O Protocolo e a Saúde
O Protocolo e a Saúde
20. Planear eventos;
21. Símbolos do Estado;
22. O Protocolo do Estado: as precedências;
23. O Protocolo Autárquico;
24. A Vida Social Oficial:
24.1 Os cumprimentos;
24.2. As apresentações;
24.3. Receções, encontros e reuniões;
24.4 Os convites;
24.5. Os lugares à mesa;
24.6. Os discursos e brindes
24.7. Os tratamentos;
24.8. A correspondência e o tratamento oficial;
24.9. O vestuário segundo as cerimónias;
25. O Protocolo Social:
25.1 Rituais de Passagem
25.2 Receber no quotidiano
25.3 Relação com os Media
26. O Protocolo Empresarial.
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Módulo VI - Comunicação e protocolo: role play
Comunicação e protocolo: role play
Exercícios de aplicação e simulação dos conteúdos abordados nos módulos anteriores.
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RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO
Esser Jorge Silva
Doutorado em Estudos de Comunicação - Tecnologia, Cultura e Sociedade
Para mais esclarecimentos ou dúvidas poderá consultar a página do Acesso Formações.