Data: 03 Outubro 2025
À semelhança dos anos anteriores, foi assinalado o Dia Mundial da Pessoa Com Ostomia e o Aniversário da Consulta de Estomaterapia da ULSTMAD na ESSCVP - Alto Tâmega.
Este ano o evento científico decorreu em 2 dias, onde a partilha de conhecimento trouxe a Chaves pessoas provenientes de vários pontos do país e além fronteiras, nomeadamente da Galiza e do Brasil, num total de 125 pessoas.
O programa incluiu vários enfermeiros, médicos, psicólogo, nutricionista, jornalista, renome nacional e internacional, com diferenciação nesta área.
Com temáticas dignas de discussão, reflexão e debater, iniciou com uma Conferência inaugural onde foi discutida a importância da comunicação em saúde.
Seguiu-se uma mesa sobre a complexidade do Doente Colo-retal, nomeadamente algumas particularidades cirúrgicas, a importância do Enfermeiro de reabilitação na disfunção do pavimento pélvico e a Gestão do tratamento da pessoa com Síndrome do Intestino Curto.
O primeiro dia terminou com uma Conferência, cujo tema se centrou na intimidade e sexualidade na pessoa com ostomia.
O segundo dia teve início com a sessão solene de abertura, onde esteve presente o Senhor Presidente da ESSCVP - Alto Tâmega – Professor Luis Janeiro, o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves, o Senhor Presidente do CA da ULSTMAD – Dr. Ivo Oliveira, o Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia – Enfº Bruno Alves, um representante da Ordem dos Enfermeiros – Enf. Jorge Sousa e um representante da Comissão organizadora do evento – Professora Liliana Miranda.
Seguiu-se uma mesa sobre Nefrostomias, onde se discutiram algumas particularidades na gestão da pessoa com nefrostomia e a perspectiva do Enfermeiro de Radiologia de Intervenção neste âmbito.
Houve ainda lugar para falar na Pessoa com Ostomia Respiratória, nomeadamente na gestão das dificuldades associadas e os desafios da dieta nestas pessoas.
O evento terminou com um Painel de excelência intitulado – O que dizem os meus olhos… com momentos de partilha, debate de experiências e vivências na primeira pessoa, em torno da pessoa com ostomia. Foi um momento muito especial e emotivo.
O evento teve o apoio e patrocínio de algumas entidade públicas e privadas, sem as quais não era possível organizar e concretizar um evento desta natureza. Teve ainda o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia e da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, este patrocínio científico é o reconhecimento da elevada qualidade e relevância do programa científico e de todas as pessoas envolvidas.